Houve uma participação numerosa das cidades de Americana e Nova Odessa, com a ida de cinco ônibus até a cidade anfitriã. As equipes fizeram uma animada viagem rumo à Pirassununga, se confraternizando através de orações e músicas.
O encontro foi realizado no Ginásio Municipal Dr. Lauro Pozzi SME, onde os participantes eram recepcionados por uma Líder e representante da Pastoral da Criança daquela Cidade. Assim que chegavam, todos eram conduzidos a um local onde estava sendo servido um café da manhã. A organização da Pastoral anfitriã elaborou vários cartazes exemplificando como deve ser o comportamento de um líder da Pastoral em alguns aspectos:
"Um bom líder é generoso em elogiar e cauteloso em criticar";
"Um bom líder fala com sinceridade sem ofender";
"Um bom líder sabe o que o importante não é mandar, mas servir";
"Um bom líder sabe o que o importante não é mandar, mas servir";
"Um bom líder é humilde e tem interesse especial no sucesso daqueles com quem trabalha";
"Um bom líder sabe que é amigo prestativo";
"Um bom líder sabe se colocar no lugar do outro, ouvir e compartilhar sentimentos sem julgar";
E, finalmente: "Um bom líder conhece a si mesmo, aceita e aprende a lidar com seus pontos fracos".
Na sequência, todas as equipes das cidades participantes se acomodaram nas arquibancadas do ginásio onde se desenvolveriam as atividades do dia e eram recepcionadas por um conjunto musical encarregado de animar o ambiente. Cada Região preparou, com uma cor diferente, sua camiseta para este dia.
Após, iniciou-se a Santa Missa, presidida pelo Bispo D. Vilson, com participação do Padre Márcio e algumas Autoridades do CNBB.
Esteve presente também a Irmã Vera Lúcia (foto acima), Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança. Ela nasceu no Estado do Espírito Santo, terra natal do cantor Roberto Carlos, de quem é fã, ressaltando que gosta muito da música "Eu Quero Ter Um Milhão De Amigos". Destacou que é uma pessoa tímida e que a Dra. Zilda a incentivou a ingressar na Pastoral em 2007, sendo ela nomeada em 23 de janeiro de 2008. Citou que a Pastoral é um projeto de Deus para salvar vidas.
Foi exibido a todos os presentes, um filme gravado em Curitiba onde apareceu a Dra. Zilda implantando a Pastoral da Criança.
O Sr. Henrique, Coordenador de Núcleo da Diocese de Limeira, há 18 anos na Pastoral da Criança, destacou que devemos defender a vida e manter o trabalho com muito amor, sempre cuidando das crianças.
Por sua vez, o Coordenador Estadual, Sr. Anchieta citou que devemos ser fortes e unidos. Também disse à todos os presentes que coordena 46 Dioceses e sendo assim, tem que ser exigente, entretanto sem deixar de ouvir a voz do coração.
Também houve a participação da Maria Mesquita que agradeceu a todas as Coordenadoras e Equipes e que a Pastoral não seria nada se não fosse essa união. Segundo ela, o grande desafio é trazer mais líderes e fazer crescer o número de gestantes e crianças. Isso traria um aumento na qualidade do trabalho na Pastoral da Criança.
Houve também a participação do Sr. Oglaé, entoando a canção "Mãe Protetora".
"Podemos rezar a Ave Maria na Celebração da Vida?" Ao que ela respondeu: "Depende da relação que a equipe tem com as mães. No mesmo sentido, pode-se pedir licença e partilhar a Palavra da Bíblia".
Como segunda questão foi exposta: "A multimistura é para ser distribuída à todas as crianças que pesam?" Resposta: "Não, porque temos que nos preocupar com a questão da obesidade infantil, que é um problema muito sério".
E por fim, foi questionado se a Pastoral tem algum respaldo no caso da ocorrência de possível negligência médica em relação à alguma mãe ou criança. A Irmã Vera citou que no caso de alguma suspeita, o caso tem que ser estudado com muito cuidado para se ter segurança se houve de fato negligência ou não.
Irmã Vera deixou dois desafios: Que neste ano de 2011, cada líder convide mais uma pessoa para participar da Pastoral e ser um futuro Líder e também que cada Líder cadastre pelo menos mais uma gestante até o dia 25 de dezembro deste ano.
Por fim, foi apresentada a todos os participantes do encontro, a música "Presença de Deus". Foram também exibidas fotos de todas as Pastorais, momentos vividos na Celebração da Vida nas casas e nas capacitações. Também ao final, foi entoado o cântico: "Um barco esquecido na praia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário