sábado, 19 de fevereiro de 2011

ESPIRITUALIDADE DE INÍCIO DE ANO - CIDADE DE AMERICANA

Foi realizada no último dia 22 de janeiro, às 14 horas, no salão da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, bairro Cidade Jardim, a Espiritualidade de início de ano para os líderes e coordenadores que atuam na Pastoral da Criança na cidade de Americana.




Foram lidos trechos dos Evangelhos: Romanos 3, 1-2 e Gênesis 1.



Participaram da tarde de trabalhos o Ministro da Eucaristia, senhor Dair e a Psicóloga da cidade de Santa Bárbara D Oeste, Mariana.

O senhor Dair, Ministro da Eucaristia, falou a respeito do "amor sem limites e sem fronteiras". Citou como exemplo de amor, a Dra. Zilda Arns, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.


Abaixo, os tópicos desenvolvidos pela Psicóloga Mariana.
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". 1) Auto Estima: Devemos nos amar, acreditar em nós mesmos e nos valorizar. Ter amor à vida é essencial, além disso é imprescindível estar bem consigo mesmo para poder estar bem com as outras pessoas. Outras características e atitudes essenciais para a boa convivência entre os seres humanos e também para o trabalho que desenvolvemos na Pastoral da Criança é ser humilde, estar em paz, ser uma pessoa feliz, ter fé, autoconfiança e determinação. 2) Auto Conhecimento: Temos que nos conhecer, ter consciência de nossas capacidades, defeitos, dificuldades, saber do que gostamos e do que não gostamos. 3) Auto Conceito: O ser humano desenvolve o auto conceito, que consiste em crenças sobre si mesmo, os valores que a pessoa acredita a despeito de suas capacidades, dificuldades e julgamento de valores. 4) Auto Avaliação: Consiste na capacidade interna de avaliar as coisas como sendo boas ou ruins para si mesmo. A pessoa deve analisar o que pode facilitar ou impedir o próprio crescimento e tentar mudar para melhor a própria vida e o relacionamento com quem vive ao seu redor. 5) Auto Aceitação: É necessário admitir e reconhecer o que você é. Quando nos aceitamos como somos, temos maior disposição para mudar o que eventualmente está atrapalhando nosso crescimento como ser humano. 6) Auto Respeito: É o "se respeitar". Satisfazer suas necessidades e valores sabendo expressar seus sentimentos e emoções sem provocar danos, nem culpar-se. 7) Auto Confiança: Trata-se da visão íntima que cada um tem de si sobre sua competência pessoal. 8) Baixa Auto Estima: É quando a pessoa se sente "errada", triste, inadequada à vida, insegura e não gosta de si mesma. 9) Elevada Auto Estima: O indivíduo se descobre "aceito", confiante, competente no que faz e gosta de si. 10) Cooperação: Devemos exercitar este comportamento principalmente quando se trata de um trabalho em equipe (como é o caso da Pastoral da Criança). Cada participante se reconhece no que faz, é capaz de colaborar com o próximo, sabe respeitar todos os que estão à sua volta e recebe cooperação, pois quem coopera tem a retribuição adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário