quarta-feira, 30 de março de 2011

A ÁGUA E A HUMANIDADE

Estamos num momento de pensar no nosso futuro. E para isso, nada como aprender mais um pouco à respeito deste bem tão precioso e escasso, que é a água!


CURIOSIDADES SOBRE A ÁGUA

*Se toda a água da Terra (doce, salgada e congelada) fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a oito piscinas olímpicas cheias. Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas cinco litros de água.


*A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas, o número de pessoas que vivem na Terra, aumenta a cada dia. Ou seja, mais gente para a mesma quantidade de água.


*Se nada for feito em relação a água, especialistas preveem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.


*O Brasil tem 13,7% de toda água doce do Planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.


*De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.



Se toda a água do mundo coubesse numa garrafa de um litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.

A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (1 quilômetro cúbico equivale a um milhão de litros de água).

Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.

Tire deste montante a água congelada do Planeta e sobrará apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.

Para não secarmos os recursos, deveríamos somente usar a água que é renovada pelas chuvas, que são míseros 0,002% de toda a água do Planeta.


A poluição representa alterações na qualidade da água, porém sem prejuízo à saúde. A contaminação representa alterações da qualidade da água, podendo apresentar sérios riscos à saúde.

Portanto, "água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente, água poluída".

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo, resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

VOCÊ E A ÁGUA


*Aperte a descarga apenas o tempo necessário

A descarga de um vaso sanitário despeja dez litros de água em seis segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.


*Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário

Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.


*Feche a torneira ao escovar os dentes

Ao escovar os dentes por cinco minutos com a torneira aberta, gasta-se oitenta litros de água. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação, o gasto cairá para um litro.


*Reduza o tempo do banho

Em um banho de chuveiro de quinze minutos, podem ser gastos até 240 litros de água! Reduzir o tempo do banho e fechar o chuveiro para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros!


*Lavar a louça, só com a torneira fechada

Em quinze minutos, com a torneira completamente aberta, podem ser gastos mais de 130 litros de água!


*Use o balde

Para lavar o carro, com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros de água. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Para lavar a calçada por quinze minutos, com a mangueira aberta, podem ser consumidos até 300 litros de água, mas com o balde, este gasto diminui para no máximo 60 litros.


Após estas dicas, chegamos à conclusão de que existem vários modos de todos colaborarem para a economia deste bem tão precioso! Ninguém pode alegar ignorância ou dizer que não pode contribuir com nada, achando que só os outros tem a obrigação de zelar pela água!

MAIS DICAS


O banheiro é o local que mais consome água numa residência. Fique atento aos vazamentos e mantenha a descarga regulada!


Uma torneira pingando uma gota a cada cinco segundos, representa mais de vinte litros de água desperdiçados em apenas um dia!


Reutilizar a água numa casa é outra atitude inteligente. A água do último enxague da máquina de lavar pode, por exemplo, ser utilizada para a limpeza doméstica, para regar as plantas e até para dar descarga nos banheiros.


Junte roupa em quantidade suficiente para encher a máquina de lavar antes de ligá-la. Utilizar o aparelho na sua capacidade máxima é uma maneira de colaborar com a economia da água.


Quem vive em casa, pode também coletar água de chuva para afazeres secundários, como lavar uma área externa ou regar as plantas. Mas, cuidado! Nas grandes cidades, é sempre importante desprezar a água do início da chuva, pois ela traz consigo fuligem e outras impurezas que estão no ar.


Não despeje o óleo de frituras na pia. Esta gordura, além de contribuir para o entupimento dos canos, dificulta o tratamento do esgoto. Separe este material e destine para locais adequados.


Procure usar sabão em pedra ao invés de detergente. Apesar de biodegradáveis, os detergentes são grandes poluidores da água. O fosfato presente no produto é o elemento básico para a reprodução das algas o que eleva o consumo de oxigênio da água e provoca o aumento da mortandade de peixes. O detergente diluído na água permanece ativo durante vários dias antes de ser degradado.


Use quantidades menores de produtos de higiene e limpeza para reduzir o nível de poluente presente na água, utilizando somente o necessário.


Pratique coleta seletiva! A reciclagem é uma maneira eficiente de contribuir na economia de água. Os produtos reciclados consomem menos água do que os produzidos a partir de matéria prima virgem.


Utilize lâmpadas econômicas e apague as lâmpadas que estão em cômodos vazios. Economizar energia elétrica é uma maneira de economizar água.


Procure utilizar lâmpadas fluorescentes ao invés das incandescentes. As fluorescentes consomem até 80% menos energia e tem o mesmo potencial de iluminação. Inclusive há no mercado, lâmpadas fluorescentes amarelas que imitam a coloração mais agradável das incandescentes.


Uma torneira pingando uma gota a cada cinco segundos representa mais de 20 litros de água desperdiçados em apenas um dia.


Antes de imprimir algum documento do computador, pense se realmente há a necessidade de fazê-lo. Também, na medida do possível, procure aproveitar o verso das folhas já usadas, caso não seja um documento importante e que exija o uso de uma folha nova. A economia de papel é uma forma importante de proteger florestas e a água. Cada tonelada de papel, significa o corte de aproximadamente 18 árvores e cada quilo de papel consome cinco mil litros de água.


Não use água corrente para descongelar carne ou outro alimento. Descongele a comida durante a noite na geladeira ou usando o forno microondas ajustado para isso.


"ÁGUA: SABENDO USAR, NÃO IRÁ FALTAR!"

Um comentário:

  1. OI Pessoal, legal este artigo que a Lenise postou, vamos refletir um pouco sobre isso, pra que nao nos arrependamos no futuro.
    Abs Helena/São Domingos-Americana-SP

    ResponderExcluir