No último dia 28 de janeiro, foi realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Guanabara, em Americana, uma Espiritualidade para início dos trabalhos da Pastoral da Criança da cidade de Americana no ano de 2012. Compareceram líderes e apoios de toda a cidade, das mais diversas comunidades.
Para a abertura dos trabalhos, o Padre Lázaro Gabriel Lourenço, responsável pelas Comunidades São Domingos e Nossa Senhora de Fátima deu as boas vindas, fazendo um momento de oração com todos os presentes.
Em seguida, Padre Lázaro passou a palavra para a Coordenadora Paroquial do São Domingos, Helena, que apresentou a primeira profissional da tarde, a Nutricionista Arlene Gomes de Freitas, que conversou com todos os presentes, expondo um pouco do conhecimento adquirido na Faculdade e durante a vida pessoal e profissional, falando sobre alimentação de um modo em geral.
Na sequência, a Psicóloga Vanessa Fagionatto Vicentin, falou a respeito do stress (fases e sintomas) e ensinou a todas as pessoas que lá estavam detectar este problema e a hora certa de procurar ajuda; além de expor alguns hábitos que podem ser mudados para amenizar o problema, como adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ter momentos de relaxamento, controlar a respiração e mentalizar que apesar de, as vezes parecer impossível, um problema sempre tem um lado "menos ruim" e isso ajuda a pessoa a lidar melhor com ele e encontrar uma solução.
Nesses dois momentos, as pessoas presentes puderam compartilhar suas experiências e fazer perguntas às duas profissionais.
Após a fala da Psicóloga, o Toninho fez um momento de espiritualidade com todos os presentes, lendo um trecho do Evangelho e fazendo uma reflexão logo em seguida.
Por último, como mensagem, a Coordenadora da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Luciana, fez a leitura do texto "O Cavalo Cego", reproduzido logo a seguir:
“Aprendi que o jeito mais fácil de crescer como pessoa, é me cercar de pessoas melhores que eu”
Na estrada da minha casa há um pasto, dois cavalos vivem lá.
De longe parecem cavalos como outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego.
Contudo o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo. Um cavalo mais jovem...
Isso já é de se admirar, se você ficar observando, ouvirá um sino.
Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo menor.
Assim o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele.
Ambos passam o dia comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.
E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes, para, para que o outro possa alcançá-lo.
E o cavalo cego guia-se pelo som do sino.
Confiante que o outro o está levando para o caminho certo.
Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas, ou desafios.
Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.
Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas.
Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho.
E assim são os bons amigos.
Você não precisa vê-los, mas eles estão lá.
Por favor ouça o meu sino.
Eu também ouvirei o seu.
Viva de maneira simples, ame generosamente, cuide com devoção, fale com bondade...
Pense antes de agir para não se arrepender.
CREIA deixando o resto para Deus.
Bendito seja Deus que nos deu amigos e flores, e fez a amizade mais bela que os jardins.