Foi realizada no dia 04 de julho último, na Igreja São Jorge, em Nova Odessa, o encontro dos coordenadores comunitários de nossa região sul. Compareceram 25 dos cerca de 50 coordenadores e foi realizada a "Oficina para RRA".
O dia se iniciou com uma espiritualidade em forma de atividade onde os grupos montaram a "Casa da Paz" da Pastoral da Criança, através das pirâmides que simbolizaram a base de nossa Pastoral: Espiritual (Pai, Filho e Espírito Santo), Mística (Caridade Cristã, Celebração e Formação Contínua) e Social (Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação).
A metodologia "Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar", orienta nossos trabalhos em reunião, que deve sempre passar pelos seguintes momentos:
-AVALIAÇÃO sobre a reunião do mês anterior: O que foi conversado anteriormente, foi cumprido por todos? É necessário rever alguma coisa?
-VER: Confecção das FABS para conhecer a realidade de nossa comunidade.
-JULGAR: Tentar entender a situação das famílias que possuem problemas mais graves. É importante ressaltar que o "julgar" é para a situação e não sobre a pessoa, pois a pessoa já é julgada pela sociedade. É fato que a pessoa chegou a esta determinada situação por algum motivo e é sobre este motivo que a Pastoral da Criança precisa agir para trazer de volta a Paz para dentro daquela casa.
-AGIR: Dividir as tarefas do mês, tanto na busca de solução para os casos mais graves quanto no planejamento da próxima Celebração da Vida.
-CELEBRAR: Comemorar as conquistas do mês, os aniversários de líderes, confraternizar entre os participantes da reunião.
"Sempre é bom rever o que já foi ensinado, para não deixarmos a rotina tomar conta de nosso trabalho e estar sempre atualizados, assim como orienta a Pastoral da Criança através de seu conceito de 'Formação Contínua' de líderes", disse Cristina.